sexta-feira, 16 de julho de 2010

RGB music

Um americano certa vez me disse que não vale a pena assistir a concertos da Filarmônica de Nova York no Central Park, pois você tem que chegar horas antes para pegar um lugar e não correr o risco de precisar de binóculos para visualizar algo. Resolvi desobedecer ao conselho e fui ao parque. Cheguei lá três horas antes do início. Não só valeu, como foi uma das experiências mais bonitas da minha vida relacionadas à música clássica. Realizei o sonho de ouvir Rhapsody in Blue ao vivo no meio de Manhattan.



O concerto estava marcado para as 20h. Choveu o dia inteiro, até as 16h, então ninguém chegou lá antes disso. Era terça-feira. Assim que acabou de chover, corri pro parque e consegui um lugar na primeira fila, pois o grande gramado (capacidade para 600 mil pessoas) ainda estava relativamente vazio.

Na mesma no noite, diante daquele palco, no meio do verde e da multidão, cercado por todos aqueles prédios no horizonte, não só vi a Filarmônica de Nova York tocar Tchaikovsky (Polonaise de Eugene Onegin), Leonard Bernstein (West Side Story) e Ravel (Bolero), como também assisti à Orquestra Sinfônica de Xangai (uma das melhores do mundo) interpretar Rhapsody in Blue (Gershwin) com o pianista chinês Lang Lang como solista.

Vivi uma experiência sensorial no sistema de cores RGB (red, green blue): O vermelho da China, o verde da grama e o azul da música.

Alguém filmou um pedaço e botou no YouTube (filmagens melhores devem surgir no site nos próximos dias):
http://www.youtube.com/watch?v=KEZrH4hadNI

A versão da Disney para a mesma música (com a orquestra de Chicago) em desenho animado:
http://www.youtube.com/watch?v=jK_ShoOL2ao

Rhapsody in Blue em tons de cinza por Woody Allen:
http://www.youtube.com/watch?v=x57-vdn908w

Lang Lang:

O programa da noite:

2 comentários:

  1. Me hubiera gustado estar ahí! Esta noche no me los pierdo en prospect park.

    ResponderExcluir
  2. porra, maravilhoso, o que aliás me lembrou que há uns bons anos não escuto Rhapsody in Blue, preciso adquirir uma boa versão. :)

    ResponderExcluir