quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pântano Beat

Ver shows tem sido a melhor coisa aqui em Nova York. Tem de tudo, muita coisa barata, clubes noturnos, bares, gente tocando no metrô (alguns geniais, principalmente os cantores americanos negros mais velhos), casas de médio porte e festivais grátis ao ar livre no verão. Sexta vai rolar Lady Gaga de graça às 7 da manhã, no programa Good Morning America, mas eu não gosto dela.

Na minha primeira semana, na noite de sexta, eu não poderia ficar trancado em casa. Entrei na internet e vi uma banda com visual interessante que tocaria a quatro quarteirões da minha rua. Resolvi arriscar. O grupo era Quintron & Miss Pussycat, que se tornou a melhor coisa que vi até agora entre as que eu nunca havia ouvido falar...


 No começo dos shows de Quintron & Miss Pussycat, eles sempre apresentam um teatrinho de bonecos, com fantoches de monstrinhos, muito engraçado, sem caretice. O grupo é de Nova Orleans e classifica sua própria música como Swamp Tech (algo como "pântano elétrico", que me lembrou o mangue beat por causa da associação musical com vegetações aquáticas ribeirinhas). A peça mostrava as trapalhadas de um grupo de monstros que usava palavras mágicas para tentar fazer uma pizza secreta.


Apenas dois músicos sobem ao palco na parte musical do show, que começa depois do teatrinho (o palco dos bonecos é uma cabeça gigante). Miss Pussycat é uma mulher que toca maracas (chocalhos). Quintron é um cara (um homem-banda) que canta e toca ao mesmo tempo um teclado retrô (tipo órgão elétrico), um chimbau e instrumentos eletrônicos lo-fi (sem nenhuma tecnologia digital) que ele mesmo constrói e inventa. A parte da frente do teclado se parece com a dianteira de um carro, com faróis e placa. O som é uma espécie de eletro-rock sem guitarra e sem bateria, bem dançante e às vezes meio nervoso (as melhores canções, porém, são as mais melodiosas e apoteóticas).



Vi o show no Death by Audio (capacidade para umas 300 pessoas, com boa programação de bandas novas) e depois vi de novo no Santos Party House (lugar maior, com mais estrutura, duas pistas de dança, que recebe grupos novos e também alguns mais famosos como Tom Tom Club e Agnostic Front).

Por causa dos bonecos, Quintron & Miss Pussycat me lembraram bandas como Puppetmastaz (Berlim) e 3 ETs Records (Olinda). Na internet, dá pra achar vídeos do teatrinho...

Um comentário:

  1. parece a Daryl Hannah na foto de cima.
    que legal, vou procurar os vídeos.

    e que massa que tu tens um blog, não sabia e adorei!

    saudade de tu!

    beijos

    ResponderExcluir