segunda-feira, 19 de julho de 2010

ilhado

No último sábado, fui a Coney Island, praia que aparece em vários filmes por causa de um parque de diversões antigo e de um grande píer que vai até o meio do mar. Eu estava lá por causa de um festival de rock, mas o lugar é tão incrível (por ser tão genuinamente americano, ao mesmo tempo bonito e bizarro) que nem liguei muito para as bandas (Ted Leo & The Pharmacists, Earl Greyhound), pois me diverti muito mais ao tomar banho de mar (minha primeira vez no Hemisfério Norte), comer um cachorro-quente famoso (igual a qualquer outro) e andar na montanha-russa Cyclone, construída em 1929 (esse tipo de brinquedo aqui é chamado de "roller coaster", sem nada a ver com a Rússia).




Na sexta, estive em Governors Island, uma base militar desativada que possui uma vista bonita para Manhattan, principalmente durante o pôr-do-sol. Só se chega de barco. É uma espécie de parque onde as pessoas fazem piqueniques e eventualmente assistem a shows. Na verdade, fui lá duas vezes, em dois fins-de-semana diferentes, para ver as bandas She & Him (música fofinha como a vocalista, a atriz Zooey Deschanel, que canta junto com o guitarrista M Ward) e Caribou (show excelente. Tem um bom disco, mas ao vivo é mil vezes melhor porque não soa tão eletrônico. É uma "banda" "ao vivo" mesmo).



Em She & Him, o público nunca dançava. Em Caribou, todos dançavam sem parar. No festival de rock em Coney Island (o Siren Festival, organizado pelo simpático jornal The Village Voice), um amigo me explicou que as "rodas de pogo" nos EUA são chamadas de "mosh". O que chamamos de "mosh" no Recife é o "stage diving" (mergulho de palco). Apesar da discussão linguística, ninguém na plateia fez nenhuma das duas coisas. Show de rock aqui muitas vezes é esquisito pra um brasileiro, pois as pessoas mal se tocam e gostam de ficar paradas (isso acontece às vezes em Sâo Paulo e nu Sul do Brasil).


(Gosto muito de Zooey Deschanel. Chego a ver alguns filmes só porque ela está no elenco. Ela não é "gostosona" e nem faz o estilo "namoradinha da América". É linda, mas sempre parece uma pessoa normal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário